terça-feira, 18 de maio de 2010

Festa Oriental - Madame Mo - Koinobori


Vi essas imagens a quase um mês atrás, me apaixonei por essa festa, e por falta de tempo acabei não postando, essa semana vi pipocar posts sobre a festa para a vinda da Madame Mo, marca francesa, para a Austrália, não gosto de repetir posts, mas todas nós andamos praticamente pelos mesmos lugares e temos gosto muito semelhante. Então vou postar de novo, para quem não viu ainda.
Adorei a festa com estilo oriental, com origamis, manualidades, cerejeiras, barquinhas, tudo muito encantador, mas o que me chamou a atenção mesmo foram os "koinobori", essa carpas lindas e coloridas penduradas nas árvores e que tem um significado muito especial para a cultura chinesa.
Na mesma semana que vi as fotos li no blog da Gisele, que no Japão existe o "dia do Menino" e o Koinobori é um dos símbolos deste dia. Segue o texto da Gisele explicando o porque...

"Dia 5 de maio é comemorado no Japão o dia dos meninos
Famílias com filhos homens hasteiam neste dia sobre um mastro de bambu o Koinobori que é uma carpa colorida de tecido ou papel. Quando o Koinobori é visto tremular junto ao céu azul tem-se a impressão de estar vendo uma carpa nadando contra a correnteza. A carpa é um símbolo de força, persistência, bravura e sucesso. Esse peixe consegue nadar e subir correntezas e cataratas sem a ajuda de ninguém, e numa fábula chinesa, a valente carpa se transforma num dragão no final da escalada.

A prática de hastear o Koinobori surgiu no século XVII entre os plebeus urbanos, que resolveram apresentar uma alternativa ao costume dos samurais de exibirem suas armas e armaduras no Dia dos Meninos. Atualmente, além do Koinobori no lado externo da casa, os meninos devem expor dentro de suas casas, miniaturas de bonecos de guerreiros com armadura, arma e capacete."

Depois que li fiquei mais encantada ainda...As fotos são do blog da revista LMNOP...Ah, já ia esquecendo repararam os cupcakes??? Com sushi? Lindinhos!!
Beijocas.

3 comentários:

Gabriela disse...

Que amor essa dica de festa, bem criativa.
Adoro seu blog, sempre dou uma passadinha por aqui.Parabéns!!!
Ah, a Madame é uma linda!!
Bjs

Outra horinha passa lá no meu blog pra conhecer.

Poesia do Bem disse...

LINDA FESTA MESMO. HOJE GRAVAMOS NA TV BRASIL CONFERE POST E LOGO PODERÁS NOS ASSISTIR NA TV, BJSSSSSSSS

branca rotelli disse...

Festa linda e super moderna. Adorei! Qdo quiser, a Fridoska estará por ai. bjinhos! branca